- Apresentam todas as características do filo Chordata: Triblásticos, enterocelomados, deuterostômios, metamerizados e sistema digestório completo.
- Presença, durante o desenvolvimento embrionário, de tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
- Apresentam um endoesqueleto que protege total ou parcialmente o sistema nervoso central e desempenha papel importante na movimentação do corpo.
- Endoesqueleto: desenvolvido, de origem mesodérmica. Favorece o crescimento. Integrado ao sistema muscular, garantindo uma grande capacidade de movimentação.
A parte amarela da imagem refere-se ao esqueleto axial.
-Esqueleto apendicular: Constituído pelas estruturas esqueléticas que dão sustentação aos apêndices corporais (nadadeiras, asas, pernas ou braços). Representado na figura pela parte não colorida.
- Classificação e parentesco evolutivo
- Superclasse Gnathostomata (do grego gnathos, mandíbula, e stomatos, boca)- animais que tem mandíbula na boca
* Principais classes: Chondricthyes (peixes cartilaginosos); Actinopterygii ou Osteicthyes (peixes ósseos de nadadeiras radiais); Actinistia ou Sarcopterygii (peixes de nadadeiras lobadas, os celacantos); Dpinoi (peixes pulmonados); Amphibia; Reptilia; Aves; Mammalia.
- Superclasse Agnatha (do grego a, prefixo de negação, e gnathos, mandíbula)- animais sem mandíbula.
* Classe Myxine (peixes-bruxas) ; Classe petromyzontida (lampreias)
As evidências embriológicas sugerem que os "parentes" invertebrados mais próximos dos cordados são os equinodermos. Essas evidências são principalmente as semelhanças na maneira como se origina o celoma - Enterocélica em equinodermos e cordados, e esquizocélica em todos os outros celomados - e no destino do blastóporo - que origina o ânus, em equinodermos e cordados (deuterostômios) , e a boca nos outros celomados (protostômios).
Nenhum comentário:
Postar um comentário