ANFÍBIOS
1- Que características justificam a inclusão, na classe dos anfíbios, de animais tão diferentes como as cobras-cegas, ápodos, e os sapos e as rãs, tetrápodos?
R: Os sapos, as salamandras e as cobras são adaptados a ambientes úmidos, pois tem a pele fina, mucosa e respiração cutânea, embora também apresentem respiração pulmonar. A reprodução é semelhante, com a fecundação externa, na água
2- Para serem eficientes, as superfícies respiratórias devem ser finas, úmidas e permeáveis. Que problemas uma superfície desse tipo traria para um animal terrestre?
R: Uma pele fina e permeável causaria a desidratação do animal.
3- Cite as principais diferenças entre os girinos e os sapos adultos.
R: Os girinos são ápodos, com cauda, e tem respiração branquial, enquanto os adultos são tetrápodos, sem cauda, e tem respiração pulmonar. Ambos em respiração cutânea.
4- Qual é a diferença básica entre a circulação dos peixes e a dos anfíbios?
R: A circulação dos peixes é simples; a dos anfíbios é dupla, com dois ciclos, o corporal e o pulmonar.
RÉPTEIS
1- Os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre foram os anfíbios, que, porém, ainda necessitam retornar à água para a reprodução. A independência da água foi conseguida posteriormente através de novidades evolutivas, como as relacionadas ao ovo.
a) Descreva as estruturas que aparecem só a partir desse tipo de ovo.
R:
•Âmnio – bolsa cheia de líquido que envolve o embrião e o protege da dessecação e de eventuais choques mecânicos
•Saco vitelínico – bolsa ligada ao sistema digestório que envolve a gema do ovo (vitelo) – nutrição.
•Alantoide – armazenar excreções produzidas pelo embrião
b) Cite outra adaptação reprodutiva para a vida animal em ambiente terrestre.
R: Outras adaptações evolutivas para a vida em ambiente terrestre são a epiderme espessa, impermeável, e a respiração exclusivamente pulmonar.
2- Descreva o tipo de reprodução que os répteis apresentam. Em que medida os tipos de ovos e de fecundação tornaram os répteis independentes da água?
R: Os répteis tem fecundação interna e, na maioria deles, oviparidade, fatores que os tornam independentes da água no meio para a reprodução.
3- Qual a vantagem de um animal em excretar ácido úrico? Que tipos de animais terrestres fabricam ácido úrico?
R: O ácido úrico requer muito menos água do que a amônia para ser eliminado pelos rins, o que é importante para animais terrestres, que precisam economizar água, diminuindo os riscos de desidratação. Animais que excretam ác. úrico são os répteis e as aves e, dentre os invertebrados, os insetos.
AVES
1-Porque são importantes numa ave a forma alongada do corpo, a posição a cabeça e do pescoço, quase imóveis, alinhados com o eixo do corpo, e o recolhimento das pernas para trás, durante o vôo?
R: As características citadas são adaptações com função aerodinâmica
2- Analise a possibilidade da ocorrência de mistura de sangue (circulação dupla, incompleta) e homeotermia em algum grupo animal.
R: Na circulação incompleta, o sangue distribuído para o corpo - mistura de arterial com venoso - tem menor taxa de oxigênio, o que é incompatível com o alto metabolismo requerido para o animal manter a homeotermia.
3- Compare anfíbios e aves no que se refere a:
a) número de câmaras cardíacas
R: Os anfíbios tem 2 átrios e um ventrículo, e as aves tem dois átrios e dois ventrículos
b) existência de anexos embrionários
R: Os anfíbios são anamniotas; as aves são amniotas e alantoídeas.
4- Cite três características das aves, relacionadas com a capacidade de voar.
R: Adaptações das aves ao voo são: as asas, as penas, o esterno com quilha, os ossos pneumáticos, os sacos aéreos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário