terça-feira, 5 de março de 2013

GUIA DE ESTUDO - CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

ATENÇÃO!  Os guias de estudos deverão ser impressos e colados no caderno



1- O que é classificação biológica ou taxonomia?
R.- É um sistema  que organiza os seres vivos em categoria hierárquicas (categorias menores incluídas em categorias maiores) e lhes atribui nomes científicos.

2- Que características Lineu considerava as mais importantes para a classificação dos seres vivos?
R.- Lineu elegeu como mais importantes as categorias estruturais e anatômicas, como a divisão do corpo e o número de pernas dos animais, por exemplo, e a forma das flores e dos frutos nas plantas.

3- Por que a nomenclatura criada por Lineu é chamada binomial? Dê exemplo de um nome científico de ser vivo que siga a regra binomial de Lineu.
R.- Porque o nome científico de todo ser vivo deve ser composto de duas palavras: a primeira, o nome genérico, e a segunda, o nome específico. Ex.: Canis lupus.

4- Quais são as vantagens, para a comunidade científica, em adotar a nomenclatura desenvolvida por Lineu?
R.- Os nomes populares dos seres vivos variam nos diferentes idiomas e também entre as regiões de um mesmo país, enquanto o nome científico é um só e refere-se exatamente à espécie catalogada e descrita detalhadamente pelos estudiosos. Isso facilita e torna mais precisa a comunicação entre os cientistas. Outra vantagem é que o nome do organismo, por conter uma parte genérica, indica a relação de semelhança com outras espécies. Por exemplo, só pelo nome sabemos que Canis familiaris e Canis lupus devem apresentar muitas semelhanças, uma vez que pertencem ao mesmo gênero.

5- Qual foi a categoria taxonômica básica adotada como ponto de partida na classificação de Lineu? Enumere as principais categoria taxonômicas utilizadas atualmente, da mais específica à mais abrangente.
R.- Lineu elegeu a espécie como categoria taxonômica básica, ponto de partida para a classificação. Espécies semelhantes em famílias e famílias semelhantes, por sua vez, reunidas em ordens. Ordens semelhantes estão reunidas em classes; classes semelhantes, em filos; e filos semelhantes, em reinos.

6- Compare o conceito de espécie utilizado por Lineu com o conceito atual de espécie. Qual é a principal limitação do conceito de Lineu?
R.- Para Lineu, todas as espécies poderiam ser reconhecidas por suas coaracter´siticas estruturais típicas, que as distinguiriam de outras espécies. Com o desenvolvimento da Biologia, passou-se a incluir a reprodução como critério-chave na conceituação de espécie; os indivíduos de uma espécie devem ser capazes de se se cruzar em condições naturais, produzindo descendentes férteis. Na natureza, portanto, as espécies estão reprodutivamente isoladas umas das outras. A principal limitação desse conceito de espécie é que ele só se aplica a organismos com reprodução sexuada. Bactérias, por exemplo, que se reproduzem assexuadamente, não podem ter suas espécies definidas pelo critério reprodutivo.

7- O que é evolução biológica?
R.- É o processo de transformação que as espécies biológicas sofrem ao longo do tempo em função de sua adaptação aos ambientes, diversificando-se e originando novas espécies.

8- Como a teoria de Darwin influiu na classificação dos seres vivos?
R.- Com a publicação do  livro A origem das espécies em que Darwin propõe a idéia de parentesco evolutivo, os biólogos passaram a assumir que a classificação biológica deveria refletir as relações evolutivas entre os seres vivos. Os componentes de uma categoria taxonômica ou táxon deveriam ter compartilhado uma espécie ancestral comum em algum ponto da história evolutiva.

9- O que são árvores filogénicas, ou filogenias?
R.- São diagramas ramificados que tentam representar as relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos. Nas árvores filogenéticas, a divisão de uma ramo em dois indica que um grupo ancestral originou dos outros grupos de organismo. Cada espécie atual representa a ponta de um ramo da grande árvore filogenética dos seres vivos.

2 comentários: